Nos últimos anos, com o desenvolvimento urbano acelerado dos espaços urbanos na China, os banheiros públicos receberam várias novas funções. Os arquitetos apresentaram uma variedade de propostas que sugerem transformar os banheiros públicos em um lugar onde a reunião social pode ser redefinida e a permanência temporária pode ser mais envolvente. Embora a escala dos banheiros públicos seja significativamente menor do que a de qualquer outro tipo de arquitetura, os arquitetos chineses têm trabalhado de forma inovadora para adequar os banheiros públicos aos contextos sociais em mudança. Abaixo estão alguns exemplos que demonstram experimentos arquitetônicos atuais com projetos de banheiros públicos na China.
Abraçando a Inclusão Social e a Igualdade de Gênero
PP Garden, desenhado por People’s Architecture Office, é um projeto de reforma em Pequim que visa transformar um banheiro originalmente estreito e desagradável de um prédio de escritórios em um espaço de gênero neutro para uma conversa casual aprimorada e uma distribuição mais justa entre os tempos de espera de homens e mulheres.
O projeto leva em consideração o contexto social e cultural da China. Ele reconhece que os banheiros públicos devem fornecer alívio psicológico e interações sociais para aqueles que estão constantemente ocupados. O projeto de banheiros públicos também deve abraçar os valores da igualdade de gênero, ou seja, uma distribuição igualitária de tempo e recursos entre homens e mulheres quando eles têm acesso ao banheiro.
Grandes aberturas foram criadas em paredes divisórias existentes que anteriormente dividiam o espaço por gênero. Funções como lavar as mãos, escovar e secar são incorporadas em ambos os lados da parede para gerar conversas e encontros. Enquanto isso, as paredes divisórias são preenchidas com centenas de plantas diferentes para ativar o espaço.
Proporcionando Experiência de Isolamento e Cenário Tranquilo
Como o acampamento de fim de semana está ganhando popularidade entre os jovens urbanos na China nos últimos anos, algumas áreas rurais ao redor de Pequim se tornaram um destino para os amantes do ar livre se reunirem e acamparem.
Desenhado por guó bàn ér architecture office, Tiankai Camping Park está localizado a cerca de 85 quilômetros a sudoeste de Pequim. Para transformar o terreno num parque de campismo para jovens, o cliente solicitou uma abordagem de design minimalista que reduzisse todos os elementos desnecessários e homenageasse a paisagem envolvente.
O banheiro público, situado neste local, é uma pequena obra de infraestrutura que atende às necessidades básicas de seus visitantes. Como a legislação local para o terreno não permitia qualquer tipo de nova estrutura ou edificação com cobertura, os banheiros são simplesmente uma série de paredes perimetrais, tornando-os quase primitivos.
Um conjunto de 2 banheiros emparelhados com um balcão de pias e um banco foram colocados em 4 locais diferentes dentro da grande área do parque de campismo. Os banheiros e balcões foram posicionados cuidadosamente para que as pessoas possam desfrutar de vistas fantásticas do parque enquanto lavam as mãos ou lavam vegetais e frutas que trouxeram.
O balcão está equipado com uma placa grossa de concreto com uma leve inclinação que simplesmente escoa a água quando as pessoas estão lavando as mãos. As pedras naturais e seixos são coletados de locais próximos e trabalhados por artesãos locais, enfatizam a consideração sustentável desse projeto.
Estabelecendo uma Relação Harmoniosa com a Natureza
Projetado por Edge Studio, o Nantou está localizado na floresta a sudoeste do cruzamento da Avenida Shennan com a Nanshan, na cidade de Shenzhen. O local possui um estado natural especial que inclui uma árvore de quinze metros de altura com galhos de três metros. Os ramos e folhas vibrantes são exuberantes no verão, cobrindo o solo com sombras enormes que protegem os pedestres em áreas movimentadas do centro da cidade.
Quando se trata de projetar um novo banheiro público neste local, os arquitetos procuraram preservar as árvores e a vegetação em geral existente, tanto quanto possível. Eles veem o bosque natural como o dono original deste lugar e o edifício como uma intervenção humana. Portanto, tornou-se crucial integrar cuidadosamente a estrutura feita pelo homem na paisagem existente. Como solução, os arquitetos examinaram o espaço vazio entre as árvores e geraram um caminho verde e uma massa construída fora da floresta.
Reciclagem de Materiais Antigos de Demolição
O banheiro público na vila de Zuzhai, cidade de Tangkou, Kaiping, está localizado no local original de um antigo banheiro. Após a sua demolição inicial, os arquitetos do cnS architecture office decidiram reaproveitar os materiais antigos na construção do novo banheiro público, preservando a memória do local.
Ao selecionar e combinar materiais, tentou-se criar um novo sistema modular e uma nova ordem, de modo que os tijolos e ladrilhos antigos, que perderam sua integridade durante a demolição, pudessem ser reorganizados em uma nova forma.
Uma grelha modular de aço foi desenvolvida para fornecer uma estrutura para tijolos e telhas. Dentro dessa moldura espacial, os velhos tijolos manchados e ladrilhos antigos foram cuidadosamente preservados como um pedaço da história local. O novo banheiro público torna-se um produto da decomposição e reorganização do antigo e do novo.